Identificação
1 - Identificação
1.1- CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
- Endereço
da instituição: Rua Antônio João, 210
Bairro: Centro
Itaporã - MS
CEP: 79.890.000 TEL./ FAX:
(67) 3451-1376
- Endereço
eletrônico: eera@sed.ms.gov.br - Rede
Social: https://www.facebook.com/EscolaEstadualRodriguesAlves
Denominação: Escola Estadual Rodrigues Alves
Criada pelo Decreto Estadual, nº 2051, de 12 de junho de 1974 - CNPJ
02.585.924/0218-04
2 - Apresentação do PPP
O projeto político pedagógico é visto como um documento programático que reúne as principais ideias, fundamentos, orientações curriculares e organizacionais de uma instituição educativa (VEIGA, 2003:271).
Ao refletirmos a educação com seu valor formativo e representativo para a sociedade atual, a escola representa um importante papel no desenvolvimento do ser humano, de caráter formativo para o exercício da cidadania. Verifica-se a necessidade do repensar constante de todos os processos políticos e pedagógicos presentes no dia a dia da escola. O PPP é uma exigência do ponto de vista legal, se configura como um instrumento que objetiva definir ações, direcionar todo um trabalho pedagógico, mostrar os resultados, os pontos fortes e os pontos fracos, para direcionar a busca por resultados satisfatórios. Portanto, o Projeto Político Pedagógico faz parte do planejamento e da gestão escolar. A questão principal do planejamento é, então, expressar a capacidade de se transferir o planejado para a ação.
É de suma importância destacar a participação de todos os segmentos da escola na sua construção e no seu acompanhamento. O caráter coletivo presente no fazer e no refazer, na busca de soluções, na avaliação dos resultados é que o tornará eficiente. A construção do Projeto Político Pedagógico pela escola expressa sua intencionalidade política, reafirma valores coletivos e coloca, em seu horizonte próximo, a transformação da escola.
Para se garantir a eficácia deste instrumento, é necessário levar em conta à realidade de cada pessoa que faz parte da instituição, a realidade social na qual está inserida a instituição, a base legal que a norteia, as condições físicas encontradas, os recursos humanos, os resultados obtidos nos anos anteriores, a
proposta pedagógica, a formação continuada dos profissionais da educação, os projetos pedagógicos desenvolvidos e todas as demais ações que farão parte do ano letivo.
Por isso, é de extrema necessidade o constante acompanhamento e o repensar coletivo, em todos os encontros pedagógicos, assembléias e reuniões, para manter a expectativa de um documento norteador de todas as ações desenvolvidas no âmbito escolar e que prime pela qualidade da educação oferecida.
Portanto, o Projeto Político Pedagógico é a expressão e a mediação para a mudança na escola: serve para que a comunidade escolar estabeleça o seu rumo, delineando seus princípios, suas diretrizes e suas propostas de ação para melhor organizar e significar as atividades desenvolvidas na escola como um todo.
3 - Missão
Proporcionar uma educação pautada nos valores éticos, morais, políticos e sociais, formando, assim, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de interagir e transformar a realidade para uma vida digna em sociedade.
4 - Visão
Ser uma escola de referência pela qualidade na educação, reconhecida pelos resultados do processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento humano.
5 - Valores
- Ética;
- Moral;
- Relacionamento humano;
- Respeito à diversidade;
- Pluralismo de ideias;
- Inovação;
- Criticidade e criatividade;
- Autonomia;
- Sabedoria.