Identificação


1 - Identificação


1.1- CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO



  • Endereço
         da instituição: Rua Antônio João, 210

    
Bairro: Centro
     Itaporã - MS
     CEP: 79.890.000     TEL./ FAX:
(67) 3451-1376



  • Endereço
         eletrônico: eera@sed.ms.gov.br

  • Rede
         Social: https://www.facebook.com/EscolaEstadualRodriguesAlves

 
Denominação: Escola Estadual Rodrigues Alves
 Criada pelo Decreto Estadual, nº 2051, de 12 de junho de 1974 - CNPJ
02.585.924/0218-04




2 - Apresentação do PPP

 
            O projeto político pedagógico é visto como um documento programático que reúne as principais ideias, fundamentos, orientações curriculares e organizacionais de uma instituição educativa (VEIGA, 2003:271).
             Ao refletirmos a educação com seu valor formativo e representativo para a sociedade atual, a escola representa um importante papel no desenvolvimento do ser humano, de caráter formativo para o exercício da cidadania. Verifica-se a necessidade do repensar constante de todos os processos políticos e pedagógicos presentes no dia a dia da escola. O PPP é uma exigência do ponto de vista legal, se configura como um instrumento que objetiva definir ações, direcionar todo um trabalho pedagógico, mostrar os resultados, os pontos fortes e os pontos fracos, para direcionar a busca por resultados satisfatórios. Portanto, o Projeto Político Pedagógico faz parte do planejamento e da gestão escolar. A questão principal do planejamento é, então, expressar a capacidade de se transferir o planejado para a ação.
            É de suma importância destacar a participação de todos os segmentos da escola na sua construção e no seu acompanhamento. O caráter coletivo presente no fazer e no refazer, na busca de soluções, na avaliação dos resultados é que o tornará eficiente. A construção do Projeto Político Pedagógico pela escola expressa sua intencionalidade política, reafirma valores coletivos e coloca, em seu horizonte próximo, a transformação da escola.
            Para se garantir a eficácia deste instrumento, é necessário levar em conta à realidade de cada pessoa que faz parte da instituição, a realidade social na qual está inserida a instituição, a base legal que a norteia, as condições físicas encontradas, os recursos humanos, os resultados obtidos nos anos anteriores, a
proposta pedagógica, a formação continuada dos profissionais da educação, os projetos pedagógicos desenvolvidos e todas as demais ações que farão parte do ano letivo.
            Por isso, é de extrema necessidade o constante acompanhamento e o repensar coletivo, em todos os encontros pedagógicos, assembléias e reuniões, para manter a expectativa de um documento norteador de todas as ações desenvolvidas no âmbito escolar e que prime pela qualidade da educação oferecida.
            Portanto, o Projeto Político Pedagógico é a expressão e a mediação para a mudança na escola: serve para que a comunidade escolar estabeleça o seu rumo, delineando seus princípios, suas diretrizes e suas propostas de ação para melhor organizar e significar as atividades desenvolvidas na escola como um todo.

3 - Missão


Proporcionar uma educação pautada nos valores éticos, morais, políticos e sociais, formando, assim, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de interagir e transformar a realidade para uma vida digna em sociedade.

4 - Visão

Ser uma escola de referência pela qualidade na educação, reconhecida pelos resultados do processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento humano.
 

5 - Valores



  •         Ética;

  •           Moral;

  •          Relacionamento humano;

  •          Respeito à diversidade;

  •          Pluralismo de ideias;

  •          Inovação;

  •         Criticidade e criatividade;

  •         Autonomia;

  •         Sabedoria.