Diagnóstico
6 - Diagnóstico
6.1 - Situação socioeconômica e educacional da
comunidade
A Escola Estadual Rodrigues Alves recebe alunos de todas as localidades da cidade, bairros, aldeias indígenas, distritos e zona rural que estão elencados
abaixo:
- Bairros:
Jardim Nova Era; Jardim Copacabana; Jardim Ipanema; Jardim Vitória; Jardim
São Bento; Jardim Santa Maria; Bom Jesus; Pioneira I e II, Lagoa,
Porciúncula, COEMAT, Vila Pedra Bonita; Conjunto Habitacional Irmã
Daniela; Vila Cristo Rei; Vila Antonio Rodeline; Vila União; BNH; - COHAB;
- Aldeias
Indígenas: Jaguapiru e Bororó; - Distritos:
Carumbé, Montese e Santa Terezinha. - Alunos
da Zona Rural: Córrego Seco, Bandeirantes, Arasselva, Carumbezinho, Tatuí,
Peroba, entre outros; - Todo
o entorno da escola (centro da cidade);
6.1.1 - PERFIL DA CLIENTELA
Para o diagnóstico e perfil da clientela foi realizada uma pesquisa por amostragem com a participação dos pais, alunos, corpo docente, coordenadores e funcionários administrativos da escola.
O corpo discente da escola se caracteriza em sua grande maioria por alunos residentes nos bairros circunvizinhos, na zona urbana, com nível socioeconômico bastante diversificado. São em média 98% solteiros. A faixa etária dos discentes está entre 11 e 19 anos, morando com sua família em casa própria, tendo uma renda mensal de dois a três salários mínimos, pois os pais têm um nível baixo de escolaridade, e o meio de transporte dos alunos da zona urbana é a bicicleta.
As principais ocupações são: comércio local e regional, usinas, microempresas e frigorífico de peixe. Os demais alunos, que residem na zona rural, utilizam o
transporte escolar para chegar até a escola, e seus pais trabalham nos sítios, chácaras e fazendas.
A Escola Estadual Rodrigues Alves atende no momento 850 alunos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, distribuídos nos três períodos, uma sala de Cursinho, no período noturno e quatro salas de Curso Técnico em Agronegócio, todas no período noturno.
Dentre os alunos entrevistados 80% têm microcomputador em casa com Internet e utilizam-no para trabalhos escolares e lazer; 60% não exercem trabalho remunerado nem voluntário. De acordo com a pesquisa, muitos alunos apresentam dificuldade de aprendizagem em Português e Matemática, disciplinas nas quais alguns já ficaram retidos.
Além de livros didáticos, os alunos também gostam de ler jornais, revistas e noticiários pela Internet, e a maioria tem acompanhamento de seu desempenho escolar pelos seus pais. A escola, segundo relatos dos entrevistados, é uma instituição que tem como objetivo educar para a vida profissional, social, política e cultural.
Na pesquisa realizada por amostragem com os alunos, foi dito por eles que faltam na escola salas de laboratório, salas específicas para teatro, câmeras nas salas de aula e corredores e sala para projeção de slides. Sugeriram, para melhoria da escola, ter recreios dirigidos e projetos como: feira de ciências, oficinas de arte com apresentações de danças e mais palestras envolvendo diversos temas.
No levantamento do trabalho realizado pela escola, especificamente com os pais, o resultado foi satisfatório, pois 90% dos entrevistados acreditam que a escola está ótima e, sempre que possível, visitam a escola e mantêm um bom relacionamento com a equipe escolar.
A maioria dos pais tem conhecimento de como os professores trabalham até mesmo as formas como seus filhos são avaliados, pois eles acompanham da melhor maneira possível o bom rendimento escolar. Foram unânimes quanto ao uso do uniforme escolar.
Em relação ao trabalho desenvolvido pela direção e direção adjunta, os entrevistados disseram que estão satisfeitos, pois o relacionamento com a comunidade escolar está bom, conduzindo com competência as atividades desenvolvidas na escola. Prestam atendimento às solicitações em tempo hábil; demonstram capacidade e liderança ao grupo de docentes da escola; procuram solucionar os problemas relacionados ao processo ensino-aprendizagem levados ao seu conhecimento; demonstram atenção às necessidades materiais da escola; mantêm diálogo franco e aberto com a comunidade escolar e demonstram cordialidade, conversando regularmente sobre assuntos relacionados ao funcionamento da escola, considerando sua opinião na tomada de decisões.
Nas atividades extras que a escola oferece, sempre convida os pais para participarem dos eventos, porém alguns alegam que gostariam de participar mais, conhecer melhor a equipe da Associação de Pais e Mestres da escola (APM). Acreditam que às vezes colaboram com o Colegiado Escolar e que conhecem bem o ambiente onde seus filhos estudam.
Como sugestão para melhorar os trabalhos que a escola desenvolve e para se sentirem mais envolvidos e participativos da vida escolar dos filhos, os pais sugeriram que as reuniões, os conselhos e as entregas de notas acontecessem em horário não comercial ou aos sábados, e que houvesse maior rigor no cumprimento das normas previstas no Regimento Escolar.
No levantamento feito com os funcionários administrativos, foi diagnosticado que os mesmos exercem essa profissão há mais de nove anos. Em geral, o atendimento prestado pelos mesmos, diagnosticado nas entrevistas, é de bom para ótimo.
De acordo com dados coletados, o relacionamento dos funcionários administrativos com professores, alunos e comunidade externa foi considerado bom. Em relação à qualidade da merenda escolar, os entrevistados relataram que a mesma é ótima.
Constatou-se também que falta o acompanhamento e incentivo no desenvolvimento da aprendizagem por parte de algumas famílias, pouco envolvimento e compromisso dos alunos, dificuldade de leitura e interpretação, evasão escolar muito grande, principalmente no período noturno.
Por meio de análises realizadas em reuniões pedagógicas, avaliações internas, conclui-se que existem diversos pontos positivos citados acima na ação
pedagógica desenvolvida, mas também existem alguns pontos a serem melhorados, por meio de intervenção dos diversos segmentos da escola.