Interdisciplinaridade

 12- INTERDISCIPLINARIDADE
 
            De acordo
com o Referencial Curricular do Estado de Mato Grosso do Sul, a
interdisciplinaridade implica a organização coletiva e cooperativa do trabalho
pedagógico realizado nas escolas, sendo entendida como uma abordagem
teórico-metodológica que tem como finalidade a integração das diferentes áreas
do conhecimento.
            A interdisciplinaridade proporciona uma nova postura diante do conhecimento, uma
mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, do ser como pessoa
integral. Ela tem como objetivo garantir a construção de um conhecimento
globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.
 
12.1 - TEMAS TRANSVERSAIS E OUTROS
 
            Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e
compreendem seis áreas: Ética (respeito mútuo, justiça, diálogo), Orientação
Sexual (Corpo: matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das
doenças sexualmente transmissíveis), meio ambiente (os ciclos da natureza,
sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental), Saúde (autocuidado,
vida coletiva), pluralidade cultural (pluralidade cultural e a vida das
crianças no Brasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o ser
humano como agente social e produtor de cultura, pluralidade cultural e cidadania)
e trabalho e Consumo (relações de trabalho; trabalho, consumo, meio ambiente e
saúde; consumo, meios de comunicação de massas, publicidade e vendas; direitos
humanos, cidadania).
            Cabe à escola, ao trabalhar os temas transversais, facilitar, promover e unir as ações
de modo contextualizado, através da interdisciplinaridade e transversalidade,
buscando não fragmentar em blocos rígidos os conhecimentos, para que a Educação
realmente constitua o meio de transformação social.
            Na Escola Estadual Rodrigues Alves não haverá aulas específicas sobre os temas
transversais, elas serão incorporadas ao plano de aula a qualquer momento que o
professor achar apropriado, sendo realizado no decorrer de todo o ano letivo.

 
12.2 - CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO AOS JOVENS, IDOSOS E ESTUDANTES COM
DEFICIÊNCIAS, INCLUSIVE DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

 
             O atendimento educacional especializado na Sala de Recursos Multifuncional da
Escola Estadual Rodrigues Alves iniciou-se no ano de 2011 e se caracteriza por
ser uma ação do sistema de ensino no sentido de acolher a diversidade ao longo
do processo educativo, constituindo-se num serviço disponibilizado pela escola
para oferecerosuportenecessário às necessidades educacionais especiais dos
alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento.
            O objetivo principal da Sala de Recursos Multifuncional é o atendimento diferenciado aos
alunos matriculados no ensino regular com dificuldades acentuadas em diversas
áreas do conhecimento, associado às necessidades educacionais especiais
individuais de cada aluno. Esse atendimento é realizado em uma sala própria da
escola e no turno inverso ao da escolarização.
            As atividades pedagógicas na Sala de Recursos Multifuncional contam com
atendimento educacional de duas professoras especializadas: uma na área de
Linguagem (Língua Portuguesa) e outra na área de Exatas (Matemática). O aluno
frequenta as aulas em dois dias da semana em turno oposto ao da sala regular e
recebe atendimento nas duas áreas de conhecimento (Língua Portuguesa e
Matemática).
            Para responder às necessidades educacionais dos alunos, considerando a complexidade
e heterogeneidade de estilos e ritmos de aprendizagem, alguns alunos são
atendidos individualmente de acordo com laudos ou justificativas e dispositivos
legais dos professores da sala de recursos (levando em consideração as
informações fornecidas pelos professores da sala regular e em orientação
repassada na web conferência realizada no dia 22/11/2012, às 14 horas,
proferida pela coordenadora de políticas para a Educação Especial, Vera Lúcia
Gomes Carbonari) e da técnica do Núcleo de Educação Especial-NUESP.
            O acompanhamento das professoras que trabalham na Sala de Recurso Multifuncional
é realizado pela Técnica do NUESP, professora Martha Eugenia Arce Ângelo.

12 - Indicadores de qualidade


 INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
 
12.1 - Resultados Finais dos últimos cinco anos dos alunos da escola:


                                                                                                                                                                                 Ensino Fundamental
   
 


 

Ano


 

 

Mat


 

 

Ap


 

 

%


 

 

R


 

 

%


 

 

T


 

 

%


 

 

D


 

 

%


 

 

2009


 

 

545


 

 

360


 

 

66


 

 

61


 

 

11,1


 

 

73


 

 

13,3


 

 

51


 

 

9,35


 

 

2010


 

 

612


 

 

323


 

 

52,7


 

 

101


 

 

16,5


 

 

68


 

 

11,1


 

 

120


 

 

19,6


 

 

2011


 

 

553


 

 

291


 

 

52,6


 

 

80


 

 

14,4


 

 

79


 

 

14,2


 

 

103


 

 

18,6


 

 

2012


 

 

570


 

 

302


 

 

53


 

 

63


 

 

11


 

 

74


 

 

13


 

 

58


 

 

10


 

 

2013


 

 

539


 

 

356


 

 

66


 

 

78


 

 

14,5


 

 

53


 

 

9,8


 

 

4


 

 

0,74


 


Mat = Matrícula; Ap = Aprovado; R = Retido;T = Transferido; D = Desistentes



                                                                                                                                                                                                                          Ensino Médio
 


 

Ano


 

 

Mat


 

 

Ap


 

 

%


 

 

R


 

 

%


 

 

T


 

 

%


 

 

D


 

 

%


 

 

2009


 

 

502


 

 

331


 

 

66


 

 

66


 

 

13,1


 

 

50


 

 

9,96


 

 

55


 

 

10,95


 

 

2010


 

 

575


 

 

328


 

 

57


 

 

115


 

 

20


 

 

54


 

 

9,39


 

 

78


 

 

13,56


 

 

2011


 

 

574


 

 

357


 

 

62,1


 

 

76


 

 

13,2


 

 

78


 

 

13,58


 

 

63


 

 

10,97


 

 

2012


 

 

628


 

 

361


 

 

57


 

 

52


 

 

8,28


 

 

55


 

 

8,75


 

 

55


 

 

8,75


 

 

2013


 

 

609


 

 

425


 

 

69,8


 

 

46


 

 

7,55


 

 

52


 

 

8,53


 

 

1


 

 

0,16


 






















Mat = Matrícula; Ap = Aprovado; R = Retido; T = Transferido; D = Desistente
13.1 - RESULTADO DO SAEMS 2013

a) Disciplina de Matemática - ENSINO MÉDIO


 

      Etapa de            

 Escolaridade    


 

 

Proficiência        

Média        


 

 

 Alunos 

Previstos


 

 

            Alunos

              Efetivos    


 

 

% de

         Participação


 

 

1º ANO


 

 

252,5


 

 

138


 

 

85


 

 

61,6%


 

 

2º ANO


 

 

260,9


 

 

145


 

 

103


 

 

71,0%


 

 

3º ANO


 

 

266,5


 

 

165


 

 

85


 

 

51,4

 
 













b) Disciplina de Língua Portuguesa - ENSINO MÉDIO




 

Etapa de  

Escolaridade  


 
 
 

                Proficiência          

  Média


 

 

 Alunos

         Previstos


 

 

       Alunos

                Efetivos


 

 

% de

              Participação


 

 

1º ANO


 

 

245,8


 

 

142


 

 

95


 

 

66,9%


 

 

2º ANO


 

 

266,8


 

 

145


 

 

108


 

 

74,5%


 

 

3º ANO


 

 

262,7


 

 

166


 

 

90


 

 

54,2%