Interdisciplinaridade
12- INTERDISCIPLINARIDADE
De acordo
com o Referencial Curricular do Estado de Mato Grosso do Sul, a
interdisciplinaridade implica a organização coletiva e cooperativa do trabalho
pedagógico realizado nas escolas, sendo entendida como uma abordagem
teórico-metodológica que tem como finalidade a integração das diferentes áreas
do conhecimento.
A interdisciplinaridade proporciona uma nova postura diante do conhecimento, uma
mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, do ser como pessoa
integral. Ela tem como objetivo garantir a construção de um conhecimento
globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.
12.1 - TEMAS TRANSVERSAIS E OUTROS
Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e
compreendem seis áreas: Ética (respeito mútuo, justiça, diálogo), Orientação
Sexual (Corpo: matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das
doenças sexualmente transmissíveis), meio ambiente (os ciclos da natureza,
sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental), Saúde (autocuidado,
vida coletiva), pluralidade cultural (pluralidade cultural e a vida das
crianças no Brasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o ser
humano como agente social e produtor de cultura, pluralidade cultural e cidadania)
e trabalho e Consumo (relações de trabalho; trabalho, consumo, meio ambiente e
saúde; consumo, meios de comunicação de massas, publicidade e vendas; direitos
humanos, cidadania).
Cabe à escola, ao trabalhar os temas transversais, facilitar, promover e unir as ações
de modo contextualizado, através da interdisciplinaridade e transversalidade,
buscando não fragmentar em blocos rígidos os conhecimentos, para que a Educação
realmente constitua o meio de transformação social.
Na Escola Estadual Rodrigues Alves não haverá aulas específicas sobre os temas
transversais, elas serão incorporadas ao plano de aula a qualquer momento que o
professor achar apropriado, sendo realizado no decorrer de todo o ano letivo.
12.2 - CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO AOS JOVENS, IDOSOS E ESTUDANTES COM
DEFICIÊNCIAS, INCLUSIVE DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
O atendimento educacional especializado na Sala de Recursos Multifuncional da
Escola Estadual Rodrigues Alves iniciou-se no ano de 2011 e se caracteriza por
ser uma ação do sistema de ensino no sentido de acolher a diversidade ao longo
do processo educativo, constituindo-se num serviço disponibilizado pela escola
para oferecerosuportenecessário às necessidades educacionais especiais dos
alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento.
O objetivo principal da Sala de Recursos Multifuncional é o atendimento diferenciado aos
alunos matriculados no ensino regular com dificuldades acentuadas em diversas
áreas do conhecimento, associado às necessidades educacionais especiais
individuais de cada aluno. Esse atendimento é realizado em uma sala própria da
escola e no turno inverso ao da escolarização.
As atividades pedagógicas na Sala de Recursos Multifuncional contam com
atendimento educacional de duas professoras especializadas: uma na área de
Linguagem (Língua Portuguesa) e outra na área de Exatas (Matemática). O aluno
frequenta as aulas em dois dias da semana em turno oposto ao da sala regular e
recebe atendimento nas duas áreas de conhecimento (Língua Portuguesa e
Matemática).
Para responder às necessidades educacionais dos alunos, considerando a complexidade
e heterogeneidade de estilos e ritmos de aprendizagem, alguns alunos são
atendidos individualmente de acordo com laudos ou justificativas e dispositivos
legais dos professores da sala de recursos (levando em consideração as
informações fornecidas pelos professores da sala regular e em orientação
repassada na web conferência realizada no dia 22/11/2012, às 14 horas,
proferida pela coordenadora de políticas para a Educação Especial, Vera Lúcia
Gomes Carbonari) e da técnica do Núcleo de Educação Especial-NUESP.
O acompanhamento das professoras que trabalham na Sala de Recurso Multifuncional
é realizado pela Técnica do NUESP, professora Martha Eugenia Arce Ângelo.
12 - Indicadores de qualidade
INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
12.1 - Resultados Finais dos últimos cinco anos dos alunos da escola:
Ensino Fundamental | |||||||||
Ano | Mat | Ap | % | R | % | T | % | D | % |
2009 | 545 | 360 | 66 | 61 | 11,1 | 73 | 13,3 | 51 | 9,35 |
2010 | 612 | 323 | 52,7 | 101 | 16,5 | 68 | 11,1 | 120 | 19,6 |
2011 | 553 | 291 | 52,6 | 80 | 14,4 | 79 | 14,2 | 103 | 18,6 |
2012 | 570 | 302 | 53 | 63 | 11 | 74 | 13 | 58 | 10 |
2013 | 539 | 356 | 66 | 78 | 14,5 | 53 | 9,8 | 4 | 0,74 |
Mat = Matrícula; Ap = Aprovado; R = Retido;T = Transferido; D = Desistentes
Ensino Médio | |||||||||
Ano | Mat | Ap | % | R | % | T | % | D | % |
2009 | 502 | 331 | 66 | 66 | 13,1 | 50 | 9,96 | 55 | 10,95 |
2010 | 575 | 328 | 57 | 115 | 20 | 54 | 9,39 | 78 | 13,56 |
2011 | 574 | 357 | 62,1 | 76 | 13,2 | 78 | 13,58 | 63 | 10,97 |
2012 | 628 | 361 | 57 | 52 | 8,28 | 55 | 8,75 | 55 | 8,75 |
2013 | 609 | 425 | 69,8 | 46 | 7,55 | 52 | 8,53 | 1 | 0,16 |
Mat = Matrícula; Ap = Aprovado; R = Retido; T = Transferido; D = Desistente
13.1 - RESULTADO DO SAEMS 2013
a) Disciplina de Matemática - ENSINO MÉDIO
Etapa de Escolaridade | Proficiência Média | Alunos Previstos | Alunos Efetivos | % de Participação |
1º ANO | 252,5 | 138 | 85 | 61,6% |
2º ANO | 260,9 | 145 | 103 | 71,0% |
3º ANO | 266,5 | 165 | 85 | 51,4 |
b) Disciplina de Língua Portuguesa - ENSINO MÉDIO
Etapa de Escolaridade | Proficiência Média | Alunos Previstos | Alunos Efetivos | % de Participação |
1º ANO | 245,8 | 142 | 95 | 66,9% |
2º ANO | 266,8 | 145 | 108 | 74,5% |
3º ANO | 262,7 | 166 | 90 | 54,2% |